Situação de aprendizagem
Texto: "Pausa" de Moacyr Scliar
Público alvo: alunos do 9º ano
Aulas previstas: 6 aulas
1) Ativação de conhecimentos de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses:
Análise do título do texto e levantamento.
2) Localização e comparação de informações; generalizações:
Leitura e comparação de informações sobre a vida cotidiana do personagem.
-Quais motivos o levaram a uma vida paralela ao seu cotidiano?
-Por que ele usava o nome “Izidoro”?Estaria querendo fugir de algo?
- O que faria uma pessoa sair do conforto do seu lar, em pleno domingo para um lugar sujo e desconfortável?
3)Produção de inferências locais e globais:
-Proposta de pesquisa sobre localização de portos e como são os lugares em seu entorno.
4)Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade da leitura:
Segunda leitura, compartilhada. Análise das características do gênero crônica narrativa e retomada dos elementos da narrativa.
5)Percepção das relações de intertextualidade e interdiscursividade:
-Estudos de outros tipos de narrativas sobre o mesmo tema, para análise e comparação.
6)Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos:
-Seminários e produções escritas sobre os temas:” Vida cotidiana” e pesquisa sobre a origem dos “Portos”.
-Produção de um mural representando a vida cotidiana das pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário