terça-feira, 4 de junho de 2013

Experiências de leitura e escrita

   Não tive pais leitores para me apresentar o mundo da leitura. Livros em casa, só os didáticos que meus irmãos usavam na escola. Dentre eles, a cartilha "Caminho Suave".
   Eu e minha irmã mais velha brincávamos de "escolinha". Ela obrigava-me a olhar todos os dias as lições da cartilha, lia e dizia:"Agora é a sua vez". Só havia um problema: eu não sabia ler. O esforço dela deu resultado; quando eu entrei para a escola, já sabia ler e escrever.
   A escola teve um papel fundamental em minha vida. Lá havia uma biblioteca que ocupava duas salas de aula, onde trabalhava uma bibliotecária.Sim, há 35 anos atrás as escolas tinham o privilégio de ter este profissional. Podíamos ir todos os dias escolher livros e levá-los para casa, pois a professora da 1ª série nos incentivava.
   Quando me lembro, ainda posso sentir o cheiro dos livros.  Ao devolvermos o livro, a bibliotecária pedia que contássemos a história lida. Recordo-me de um livro cujo personagem principal era uma cachorra. Eu dizia "cachórra", aliás, aqui em Indaiatuba, muitas pessoas falavam assim. Ela me corrigiu o tempo todo:"É 'cachôrra' que se diz."
   Bem, só sei que havia descoberto um mundo novo, bem mais interessante do que aquele em que vivia. Eu visitava todos os dias um local diferente, vivia e sentia as mais diversas e envolventes emoções, conhecia inúmeros personagens...
   Daquela época, guardo com muito carinho um único livro: " O patinho feio", porque foi meu primeiro livro. Aquele eu não precisaria devolver, era só meu e fora um presente da minha professora D.Rosalina.
  A partir daquele momento, a biblioteca da escola já não era mais suficiente para o tamanho da minha curiosidade, então comecei a frequentar a biblioteca pública.
Sem dúvida, o prazer e a magia de ler me transformou e continua me transformando a cada leitura.

Um comentário:

  1. Edna, ao ler suas experiências de leitura e escrita parecia que eu estava retornando ao passado, também não tive pais que me introduzissem no mundo da leitura, mas sabiam da importância da escola na vida dos filhos.
    Sua irmã acabou te ensinando, a mim foi uma vizinha chamada Lurdinha, nos brincávamos de escolinha na casa dela, tinha uma lousinha e giz que o irmão dela arranjava.
    Adorei suas e minhas lembranças.
    Abraços
    Doraci,mais conhecida com Fátima.

    ResponderExcluir