domingo, 16 de junho de 2013

                              Situação de aprendizagem 
                                             texto:  “Avestruz , de Mário Prata
                                               Público alvo: alunos do 6º ano
                                                Aulas previstas: 12
    autora: Edna Pinto                                                                       
1) Ativação de conhecimentos de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses:
Primeiramente faremos uma análise do título e uma verificação do conhecimentos que o aluno já tem sobre o animal. Em seguida, será proposta a realização de ilustrações sobre o bicho e posterior exposição das imagens, inclusive da verdadeira.
2) Localização e comparação de informações; generalizações:
Primeira leitura e  realização de uma possível pesquisa, na internet, sobre o  local onde o menino vive e de como ele se interessou por aquela espécie. Análise do vocabulário, como por exemplo, esclarecer as dúvidas de algumas palavras como, por exemplo: TPM, Floripa.
3)Produção de inferências locais e globais:
Proposta de pesquisa, na internet, e discussão envolvendo a origem da espécie, suas particularidades e criação.
4)Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade da leitura:
Segunda leitura, compartilhada. Análise das características do gênero crônica narrativa e posterior revisão dos elementos narrativos.
5)Percepção das relações de intertextualidade e interdiscursividade:
Análise de outros tipos de textos para a identificação da intertextualidade. Por exemplo, a charge e panfleto abaixo. Assistir ao episódio:"O bumerangue do Mickey" encontrado no DVD "Mickey em um verão muito louco", da Walt Disney, trabalhando a oralidade com os alunos.
6)Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos:
Debates e produções escritas do gênero Crônica Narrativa sobre os temas:" Vida urbana"; " Criação e tráfico de animais"; "Individualismo" ; "Desejos instantâneos da criança", "Animais de estimação exóticos" .  As produções textuais dos alunos poderão ser socializadas através de um ambiente virtual.
Propõe-se também, a criação de HQs inspirando-se nas crônicas produzidas e a realização de um filme com essas HQs, utilizando o Movie Maker.

BIBLIOGRAFIA
  • DOLZ, J. e SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita. Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In “Gêneros Orais e escritos na escola”. Campinas(SP): Mercado de Letras,2004.
  • ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.
  • Texto:Avestruz, de Mário Prata.Disponível em:http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Resource/404291,36D/Assets/linguaportuguesa/pdf/Avestruz.pdfAvestruz
  • Charge de Ubiratan Nazareno Borges Porto.Disponível em: http://greencartoon.blogspot.com.Acesso em:15  junho 2013.
  • Panfleto: Terra-Fauna Engenharia e consultoria ambiental.Disponível em: http://duniverso.com.br .Acesso em:15 junho 2013.
  • Vídeo:"Mickey em um verão muito louco", episódio:"O bumerangue do Mickey", da Walt Disney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário